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O PÃO INTEGRAL PODE AUMENTAR MAIS OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE DO QUE...

 uma barra de chocolate ! 

Pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo !! Muito difícil se falar sobre alimentos muitos consumidos em nossa sociedade como pão e leite !





 E me lembro muito bem de um paciente que não fez nada que minha equipe propôs , somente os manipulados e uma coisa : cortou o pão que comia 3 vezes ao dia ! E perdeu incríveis 14 kilos ! Sim , o pão não engorda ninguém , o que engorda é o excesso associado a um gasto calórico e de macronutrientes acima do gasto ! Masss ... e se tocarmos em outros aspectos ? Vejamos:

1️⃣ O pão integral pode aumentar os níveis de açúcar no sangue mais do que uma barra de chocolate ! 
O pão integral na verdade não possui grãos integrais nele. A farinha é formada em um processo onde os grãos são divididos em uma forma de pó como a farinha. Uma vez que está em pó, o corpo pode digerir rapidamente o pão e deixá-lo entrar na corrente sanguínea como glicose. Isso aumenta o hormônio produtor de gordura conhecido como insulina. O pão de grão integral ainda tem um índice maior de I.G(índice glicêmico) do que a maioria das barras de chocolate ! 



Quando o açúcar no sangue aumenta rapidamente, ele pode realmente cair tão rápido que nos faz ficar com muita fome. Isso causa um ciclo perpétuo de comer, ficar com fome, depois comer novamente. Esta é a desvantagem de uma dieta rica em carboidrato.

Conclusão: Uma vez que os grãos inteiros no pão são divididos em um pequeno pó refinado, ele é absorvido rapidamente pelo corpo, causando um pico nos níveis de açúcar ( chamarei a partir de aqui de Índice Glicêmico ) no sangue e é exatamente por isso que pode ser pior do que muitas barras de chocolate[1].


 2️⃣Pão tem muito glúten

O ingrediente no pão é geralmente trigo (embora haja variações de pão). Trigo contém uma proteína chamada glúten. Você pode ter ouvido falar de pessoas que são "celíacas" ou que têm "intolerância ao glúten". Há evidências que sugerem que uma percentagem significativa da população é sensível ao glúten. [3]O glúten possui propriedades parecidas com cola que lhe confere qualidades elásticas que permitem esticar o material quando você está cozinhando ou amassando pão . 



  • Embora o glúten possa ser ótimo para assar, estudos mostram muitos efeitos adversos, incluindo inchaço, incoerência de fezes, danos na parede do trato intestinal e cansaço.
  • Ainda mais alarmante é que o glúten foi associado à esquizofrenia e pode ser viciante como certos opiáceos

  • Conclusão: A maioria dos pães contém glúten que pode prejudicar sua saúde. Para descobrir se o glúten está afetando você, simplesmente remova-o da sua dieta por 30 dias e reintroduza-o. Se você é cético , me conte a diferença depois ( assim como a lactose ) . 


    Conclusão: a maioria dos pães tem açúcar , o que faz com que o açúcar no sangue se torne ainda mais alto. Quando o açúcar no sangue aumenta, seu corpo deve compensar armazenando essa energia extra na forma de gordura. 


  • 4. O pão é baixo em nutrientes essenciais

    Mesmo que nos foquemos só na nutrição, ficamos decepcionados. O pão não é tão nutritivo quanto outras fontes de alimentos, como legumes frescos, frutas, peixes, ovos ou carne.Mesmo o pão integral de trigo é decepcionante em valor nutricional . Não só é baixo em nutrientes, mas também reduz a absorção de outros alimentos reais. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, o ácido fítico encontrado em blocos de trigo integral, como o ferro, o zinco e o cálcio, absorvem minerais. 

  •  Conclusão: Na verdade, os grãos no pão bloqueiam a absorção de nutrientes no organismo. Em vez de se concentrar no pão para sua refeição primária, seria mais eficiente comer outros alimentos.


  • O pão é um dos produtos mais consumidos no mundo ocidental. Está em todos os lugares em que você olha. É em hambúrgueres, sanduiches. Muitas vezes nos dizem que o pão integral é a parte mais saudável do dia, mas isso não pode estar mais longe da verdade. O pão em geral é apenas uma fraca fonte de nutrientes quando comparado com legumes frescos, frutas, carne e peixe.

    O principal problema com o pão é o fato de que o trigo sofreu tal mudança nos últimos 50 anos e nossos corpos não se adaptaram a ele. Mesmo que o pão domine os corredores do carrinho de compras inteiros, existem muitas boas razões para não consumir com frequência ! Tire suas próprias conclusões , referências abaixo : 

  • Referencias : (1)https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/glycemic-index-and-glycemic-load-for-100-foods (2)http://m.ajcn.nutrition.org/content/86/2/276.full (3)Gluten causes gastrointestinal symptoms in subjects without celiac disease: a double-blind randomized placebo-controlled trial.

    Biesiekierski JR, et al. Am J Gastroenterol. 2011. (4)The gluten connection: the association between schizophrenia and celiac disease
    Authors
    A.Fasano (5)Minerals and phytic acid interactions: is it a real problem for human nutrition? H.Walter Lopez (6)http:/www.internationaljournalofcardiology.com


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